quinta-feira, 1 de novembro de 2012

6 meses e a alimentação sólida - parte 2

Oi, meu anjinho!
Ai ai ai.
A mamãe tá muito cansada hoje. Normalmente escrevo à noite, depois de colocar você pra dormir, mas hoje tô aqui no pique então já vim durante a tarde mesmo.
Acabei de enfrentar uma montanha de louça, e o chão da sala aguarda minha vassoura também!
E já, já você acorda do seu cochilo...
Então, vamos lá!
Essa segunda parte sobre alimentação sólida é sobre as sopinhas. O médico chama de papa salgada, mas eu não chamo assim porque eu não coloco sal, né, então! Papinha de legumes.
Essa história de não colocar sal foi uma escolha que eu fiz pra você, meu filho. A mamãe quer que você cresça saudável, então enquanto eu puder evitar sal e açúcar, eu vou evitar! Qualquer dia desses eu faço um post só sobre isso, sobre as escolhas que eu fiz em relação a sua alimentação. Tô tendo que ouvir muito, pois me chamam de chata radical demais.

Bom, meu filho. Todo dia, por volta das 11hs da manhã, eu começo a cortar os legumes da sua papinha.
Vai sempre: batata/inhame/batata doce, alface/espinafre/acelga, cenoura/abóbora, abobrinha/chuchu, carne/frango. Se não deu pra entender, eu explico melhor.
Hoje, por exemplo, sua papinha foi de batata, acelga, abóbora, chuchu e carne.
Amanhã eu mudo tudo, pode ser que seja batata doce, espinafre, cenoura, abobrinha e frango.
Fico sempre intercalando entre essas opções, pelo menos por enquanto. Claro que quando a sua avó comprar uma novidade eu vou te apresentar. Tipo beterraba, couve, você ainda não comeu! E tem também três coisas que você só comeu uma vez: fígado, gema de ovo e peixe. Olha, filho, você detestou a papinha que tinha fígado, cuspiu e não quis! Se puxou à mamãe, dá pra entender... Eu ODEIO fígado com todas as minhas forças. Mas enfim. Gema de ovo o pediatra liberou primeiro só 1/4 dela, bem pouquinho porque pode ser que você tenha alergia. Você comeu e não deu nada, ainda bem! Até que gostou, mas não vou dizer que morreu de amores... Ah, e peixe você adorou! Mas aqui só tem 1 vez por semana. Acho que tá bom assim!
Mas olha, por enquanto você tá adorando tudo, viu? Tem dias que come mais, tem dias que come menos... Agora, se eu quiser ver você raspando o prato, é só colocar batata doce na papinha! Você adora, come tudinho :) Quando tem chuchu você não curte muito não, mas também, né? Vamos combinar que chuchu não tem gosto de coisa nenhuma!
Às vezes, quando não tem nem batata, nem inhame, nem batata doce, eu coloco arroz ou macarrão. Arroz você até que aceita legal, mas macarrão você detesta! Vai entender, é a comida preferida da mamãe! Talvez mais pra frente você goste...
Pra fazer sua papinha, eu coloco na panela um fiozinho de azeite, tem dias que eu coloco um pouquinho de cebola pra dar um gostinho, e depois coloco a carne/frango. Daí refogo um pouco, esfrego bem a carne/frango na panela, pra soltar os sucos deles. Depois coloco os legumes e folhas cortadinhos, misturo mais um pouco, e dai coloco dois copos de água. Às vezes coloco coentro, pra ficar mais cheirosinha. Daí tampo a panela, e quando começa a ferver, destampo novamente pra água secar mais rápido. Depois de um tempo, eu dou uma conferida se já tá tudo molinho a ponto de amassar, e se estiver, prontinho!
Antes eu passava sua papinha na peneira, mas agora não faço mais isso, só amasso com o garfo mesmo. O pediatra recomendou só amassar, se não você fica com preguiça de mastigar depois. Temos que estimular sua mastigação, mesmo que você ainda não tenha dentes!
O pediatra disse sobre você: "não se impressione porque ele não tem dentes, pois ele tem uma força imensa na língua!"
Mas sobre o que ele disse na consulta desse mês, eu só vou contar no próximo post. Assunto para os próximos capítulos! :)
É isso, filhote, vou indo que você já tá se mexendo na sua rede, vai querer mamar!
Te amo, meu lindão!


Hoje depois de almoçar e tomar banho, pronto pra sonequinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário